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Lockman, Vick


Lockman, Vick
As histórias que marcaram a infância daqueles que cresceram lendo as revistas Disney-Abril tiveram, por trás dos desenhistas, roteiristas criativos (todos americanos nascidos na primeira metade do século XX), responsáveis por muitos dos sonhos e objetivos que nortearam as vidas dessas crianças de outrora.
Embora desconhecidos até agora, na verdade foram eles que expandiram a Galeria Disney criando novos personagens, criando personagens parentes dos já existentes e até criando vilões e inimigos inesquecíveis.
Também escreveram roteiros de histórias extremamente criativas, com muita ação, mistérios e comicidades, que marcaram várias gerações de leitores.
Esta introdução acima irá abrir o item de "Características" de todos os escritores e roteiristas das histórias em quadrinhos Disney, doravante aqui apresentados.
Vic Lockman é um deles! Produziu roteiros para mais de 400 histórias, contando somente as publicadas no Brasil.

"Ali Patinhas e os Quarenta Metralhas" (Revista Mickey, no. 161, de 1966). Vic Lockman foi um dos criadores da subsérie "The Walt Disney Theatre" (Teatro Walt Disney) onde histórias clássicas como "Ali Babá e os Quarenta Ladrões" foram adaptadas para os personagens Disney, sempre de uma maneira cômica. Aqui temos um exemplo no traço de Paul Murry (vide Características de Paul Murry).

"A Outra Ilha do Tesouro" (Revista Zé Carioca, no. 763, de 1966). Outra história escrita por Lockman, inspirada em um clássico de Robert Louis Stevenson ("A Ilha do Tesouro" de 1883), também no traço de Paul Murry.

"O Rei Mickey e os Cavaleiros da Távola Redonda" (Revista Zé Carioca, no. 759, de 1966). Ainda uma história escrita por Victor, inspirada no famoso livro "La Mort d"Artur" de Sir Mallory, estrelada por Mickey e desenhada por Murry.

"Esta É a Sua Vida, Pato Donald" (Revista Tio Patinhas, no. 9, de 1966). Nas décadas de 1950 e 1960, na TV americana, existiam programas que apresentavam a vida de personalidades da época. Um desses programas (copiado no Brasil e apresentado por Jota Silvestre) chamava-se "Esta É A Sua vida". Neste exemplo acima, Lockman escreve uma história - parodiando esses programas - apresentada pelo Grilo Falante, e mostrando a vida de Pato Donald, no traço de Strobl. Como curiosidade, acrescentamos, que foi publicada no Brasil na revista Tio Patinhas, no. 9, que saiu com duas capas: a primeira com fotos de crianças (que foi depois recolhida) e a segunda com um desenho de Tio Patinhas (essa fartamente distribuída).

"A Batalha da Muralha de Adriano" (Revista Pato Donald, no. 770, de 1966). No exemplo acima (ainda com traço de Tony Strobl), Vic Lockman inventou que a sorte de Gastão era devida a uma suposta "pedra dos desejos" doada a ele por um duende mágico. Gastão, por ser arrogante, perde seu direito à pedra, que passa para Donald. Com ela o pato volta ao ano de 126 d. C., na divisa da Inglaterra com a Escócia (na época chamada Caledônia), onde se estendia por 118 Km, a muralha mandada construir pelo imperador romano Adriano, para defender o Império Romano dos guerreiros Pictos e Escotos, que na história de Lockman são patos antepassados de Donald. Através desses roteiristas de antigamente a garotada também aprendia um pouco de história da humanidade.

"O Cão de Basketville" (Revista Zé Carioca, no. 743, de 1966). No exemplo acima, retirado da já citada subsérie "The Walt Disney Theatre", assim chamada por se tratar de histórias inspiradas em grandes clássicos da literatura, como se deduz pelos títulos, vê-se uma história misturando Mickey e Pateta com Gastão. Neste caso Vic Lockman inspirou-se em "The Hound of the Baskervilles" (O Cão dos Baskervilles), um livro escrito por Sir Arthur Conan Doyle, tendo como protagonista o famoso detetive Sherlock Holmes.

"O Assalto Preventivo" (Revista Zé Carioca, no. 843, de 1968). Nesta história, com desenho de Pete Alvarado, Tio Patinhas, preocupado com a ameaça constante dos Irmãos Metralha, faz-se passar por um tal de "Ladrão Mestre", torna-se líder da quadrilha e tapeia-os para que providenciem a mudança de parte de seu dinheiro para um depósito complementar. E no fim, os Metralhas ficam ofendidos porque o velho pato ainda os paga pelo "trabalho de mudança". Esses finais surpreendentes eram uma característica desses roteiristas de outrora.

"O Intruso Invisível" (Revista Pato Donald, no. 638, de 1964). Dentre toda a produção de Lockman para a Disney, merece especial destaque esta sua participação na criação da biografia de Tio Patinhas. Trata-se da história "O Intruso Invisível", de 1963, com desenho de Carl Barks. Vic nos conta que Tio Patinhas quando criança era tão pobre que não tinha cama e dormia numa gaveta. Com o tempo fica rico - inventando a "linha de produção" - e passa a comprar camas cada vez maiores. No final, descobre que as coisas simples (a gaveta) é que tem valor. De novo, o final surpresa.

"O Copiador de Inventos" (Revista Mickey, no. 154, de 1965) e "Quem Corre Cansa" (Revista Zé Carioca, no. 829, de 1967). Nos dois exemplos acima, um com traço de Phil De Lara e o outro com traço de Topy Strobl, um personagem criado por Lockman: Pascoal, o sobrinho do Professor Pardal (no original chamado de "Newton Gearloose"). Na primeira história ele contracena com seu tio, modelo e herói, que ele tenta copiar e na segunda ele faz parte dos Escoteiros-Mirins e contracena com Huguinho, Zézinho e Luizinho, apresentando seus inventos.

"A Baleia Mugidora" (Revista Pato Donald, no. 828, de 1967). Neste exemplo acima, a primeira aparição (no traço de Tony Strobl) do personagem criado por Vic Lockman, "Moby Duck" (que traduzido literalmente seria "Moby Pato", mas que em inglês forma um trocadilho com "Moby Dick", nome da baleia branca do famoso livro de Herman Melville). A história é de 1967 e no Brasil o pato baleeiro ficou conhecido como Capitão Mobidique.

"Estrepolias De Barbicha" (Revista Pato Donald, no. 434, de 1960). Nesta história, com traço de Tony Strobl, outra criação impagável de Vic: o "Condutor Telepático". Trata-se de uma máquina inventada pelo Professor Pardal, cedida para Vovó Donalda e que mediante a discagem do nome de uma pessoa, a atraía irremediavelmente para o sítio da boa velhinha. Non-sense total, porém uma idéia muito marcante que rendeu várias histórias.

"Aventuras Do Pateta" (Revista Pato Donald, no. 356 e 357, de 1958). Finalizando, mais uma sensacional criação de Vic Lockman, no traço de Tony Strobl: uma história (em "continuação") onde ele apresenta antepassados do Pateta de várias origens e de várias épocas. A família de Pateta praticamente percorre toda a História da Humanidade. Além disso, novamente, ele nos apresenta um final cômico e inusitado.

Vic Lockman foi um roteirista (dos mais criativos) das histórias Disney que marcou sua época com ótimos roteiros, que nos trazem boas lembranças.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
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